Curso Compreendendo o Apocalipse

Módulo 1
conhecendo as dificuldades

Introdução

Você não é a única nem será a última pessoa que tem dificuldades de interpretar o livro do Apocalipse. Seus símbolos e figuras são um verdadeiro desafio para qualquer intérprete das Escrituras. Grandes homens de Deus, ao longo da história, tem tentado interpretar o livro e fracassaram nesta tentativa. Eles fracassaram porque não conheceram as técnicas certas que agora estão à sua disposição. Veja o que disseram alguns desses homens:

Confira logo abaixo o que disse a cerca do apocalipse os grandes nomes da história da igreja como:

Martinho Lutero, Ulrich Zwinglio, João Calvino.

Continuação

Estes grandes homens de Deus tiveram grande relevância na história eclesiástica mas esbarraram em um problema que 99% dos cristãos enfrentam até os dias de hoje: A dificuldade de se interpretar o livro do Apocalipse. O que esses homens não sabiam e que também a maioria dos cristãos não sabem é que existem 2 erros muito comuns cometidos por aqueles que tentam interpretar o livro do Apocalipse e fora esses dois erros existem ainda três barreiras a serem superadas Você conhecerá essas barreiras ao longo deste curso.

Confira logo abaixo os 2 maiores erros cometidos por aqueles que tentam interpretar o livro do apocalipse.

Estarei à partir de agora apresentando os 2 principais erros cometidos por aqueles que tentam interpretar as profecias.

Erro número 1

espiritualizar as passagens

Por ser o livro do Apocalipse um livro com muitos símbolos e figuras, as pessoas costumam interpretá-lo de forma alegórica, ou seja, as pessoas acabam espiritualizando as suas passagens de acordo com a sua imaginação. Alegoria significa "outro sentido." A alegorização indiscriminada das profecias coloca os escritores dos 66 livros da Bíblia como reféns de seus intérpretes. Esse método alegórico permite ao leitor interpretar as Escrituras de acordo com a sua imaginação, desconsiderando completamente aquilo que autor queria dizer quando escreveu algo. E mais ainda, também desconsidera o que os demais autores disseram.

Não cometa o erro de interpretar o apocalipse de forma alegórica.

Como surgiu o método alegórico?

O método alegórico de interpretação surgiu através de Filo de Alexandria que viveu de 20 a.C. a 50 d.C. Filo em sua tentativa de passar para os gregos a cultura judaica se utilizou desse método na interpretação dos textos do Antigo Testamento. Pois a espiritualização das passagens facilitava a compreensão dos gregos, porque estes estavam acostumados com a mitologia.

o método alegórico de interpretação destrói o que o autor quis dizer.

Filo de Alexandria
Mais tarde, Orígenes seu discípulo mais fiel começou a interpretar os textos das cartas deixadas pelos apóstolos e também o Antigo Testamento usando esse método nocivo de interpretação. Pois o método alegórico favorecia as sua ideias heréticas.

o método alegórico faz com que o texto fique refém do intérprete para que este dê ao texto o sentido que bem lhe parecer.

Orígenes
Agostinho de Hipona foi mais longe ainda. Ele pegou esse método que favorecia as suas ideias amilenistas. E colocou como método oficial de interpretação da Igreja.A partir daí a igreja mergulhou em um período de trevas interpretativas sem precedentes.

O método alegórico é o método perfeito para se criar heresias.

Agostinho de Hipona

o retorno do método literal de interpretação

O alegorismo só veio a começar a perder sua força com a reforma protestante. Os reformadores se voltaram para a interpretação literal, que era o método de interpretação utilizado pelos rabinos judeus, por Jesus e pelos apóstolos.O método literal de interpretação considera o que o autor quis dizer e valoriza o contexto bíblico.

o método alegórico é perfeito para se criar heresias.

O método literal de interpretação é um método seguro para se interpretar as Escrituras. Portanto, alegorizar as passagens das Escrituras é se afastar completamente daquilo que Deus queria dizer quando inspirou os homens de Deus a escreverem o seu livro. Alegorizar as passagens é silenciar a Bíblia, pois a alegorização faz com que a interpretação perca a harmonia com demais textos.

o método alegórico provoca a desarmonização dos textos bíblicos

Monumento em homenagem aos reformadores

Um exemplo de alegorização das Escrituras são as passagens que falam do milênio.

Para os amilenistas não vai haver um reinado de Cristo de forma visível sobre a terra.

Para eles Cristo já governa na terra desde o pentecostes. Portanto eles não creem em um reinado de Cristo literal.

Citarei algumas passagens que são anuladas por quem acredita nesta forma alegórica de interpretação. As passagens que vou citar deixam claro um reinado de Cristo sobre a terra. Observe:

E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

Apocalipse 12:5 

“O filho há reger todas as nações”

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
Apocalipse 20:5,6 

 

 “Eles reinarão com Cristo por mil anos”

 

Fica bem claro nestas passagens que Cristo terá um governo na terra literal de mil anos. Porém aqueles que alegorizam as passagens às espiritualizam dizendo que aqui não se trata de um reinado literal.

Erro número 2

interpretar o apocalipse de fora para dentro.

Um outro erro comum cometido por aqueles que tentam interpretar o livro do Apocalipse e as profecias é interpretá-lo de fora para dentro. Sabemos que o livro do Apocalipse é um livro profético e por ele ser profético, significa que muita coisa ainda está para se cumprir. As pessoas querem interpretá-lo de fora para dentro. Como assim?

Não cometa o erro de interpretar o apocalipse de fora para dentro

Elas ficam procurando fatos e acontecimentos do cotidiano para apontar o seu cumprimento no livro e em outras passagens proféticas. Ou seja, as pessoas observam primeiramente os acontecimentos recentes e fatos históricos e tentam adaptar aos textos do livro. Um exemplo típico disto é o apontamento do Anticristo. As pessoas vivem apontando quem é o Anticristo. Várias personalidades já fizeram parte desta longa lista: Hitler, Bush, Obama, Trump, Macrom entre outros. A regra de ouro da interpretação bíblica é:

Não cometa o erro de interpretar o apocalipse de fora para dentro

"No tocante à interpretação dos textos proféticos os acontecimentos recentes e fatos históricos, podem até falar, desde que a Bíblia fale primeiro."
Antonio Lira
Professor
Primeiro temos que buscar todas as respostas dentro das Escrituras e depois vamos a fatos recentes e fontes históricas, sempre submetendo essas duas últimas à primeira e não o oposto. Guarde essa frase. "A Bíblia interpreta ela mesma." A interpretação deve ser de dentro para fora, ou seja, primeiro a Bíblia depois outras fontes.

Nos próximos Módulos você conhecerá

As 3 barreiras que impedem as pessoas de entenderem o livro do apocalipse