Módulo 5

A chave da prioridade profética

Você sabe o significado da frase dita por Jesus “os últimos serão os primeiros e os primeiros os últimos?”

O entendimento da chave da prioridade profética revela o significado desta frase. 

Antes de tudo eu gostaria de mostrar pra você, três grandes intérpretes das Escrituras que reconheciam que os judeus tinham prioridade profética.

 

O primeiro a reconhecer a prioridade dos judeus no plano profético foi Jesus

"Ide primeiro às ovelhas perdidas da casa de israel"

A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; mas, ide primeiro ás ovelhas perdidas da casa de Israel;

                                   (Mateus 10:5,6)

Jesus também deixou claro para quem primeiro havia sido enviado em outra passagem das Escrituras.

Por ocasião da sua visita nas terras de Tiro e Sidom ele se deparou com uma mulher Cananeia que implorou pela libertação de sua filha.

 

 Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.

 

 

" Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel"

Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.
Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.   

(Mt 15:21-24)

À primeira vista parece que Jesus está sendo arrogante com esta mulher mas na verdade ele está mostrando a prioridade do seu ministério.

“Não é lícito tirar os pães dos filhos e dá-los aos cachorrinhos!”

Ele também confirma a prioridade profética dos judeus quando afirma:

“Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”

Observe que Jesus tinha em mente que os judeus tinham prioridade profética.

O apóstolo Paulo foi o segundo a identificar a prioridade profética dos judeus

apostolo paulo
apostolo paulo

"Cristo foi constituído ministro da circuncisão"

O apóstolo Paulo também vai confirmar que Jesus havia sido enviado primeiro para os judeus observe:

“Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais;”

Romanos 15:8

Paulo ressalta a abrangência do ministério de Cristo quando afirma que Cristo era ministro da circuncisão.

 

Essa expressão “circuncisão é usada por Paulo quando ele quer se referir aos judeus.

Ele repete essa expressão se referindo aos judeus também na carta aos gálatas.

“Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão
(pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios)”

Gálatas 2:7,8

 

Outra passagem que Paulo deixa explícito a prioridade profética dos judeus é em Romanos 1:16.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Romanos 1:16 

 

“Primeiro do judeu”

Portanto, é reconhecido por Paulo que Cristo foi enviado primeiramente para os judeus, 

confirmando assim a sua prioridade profética.

O terceiro e último a citar a prioridade profética dos judeus foi o apóstolo João

“Ele também vai nos mostrar em seu evangelho que os judeus tinham prioridade profética.

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;" ​ João 1:11,12
João afirma neste texto que Jesus veio para o que era seu (povo judeu) mas os seus (povo judeu) não o receberam.

Por que os judeus tinham prioridade profética?

Em romanos 9 Paulo  vai listar oito razões porque os judeus tinham prioridade.

“São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;
deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

chave da prioridade profética

1ª Razão

Pertence-lhes a adoção

A promessa de ser filho de Deus foi feita a Abraão e a sua descendência.

2ª razão

a glória

Deus não foi glorificado na terra através de nenhum outro povo a não ser o povo judeu.

O povo tinha uma história de relacionamento e comunhão com Deus que nenhum outro povo na terra teve.

3ª Razão

as alianças

Israel foi a única nação que durante milênios se relacionou com Deus por meio de alianças.

Entre essas alianças estão: A Edênica, Adâmica, Noética, Abrâmica, Mosaica, Palestínica, 

Davinica, entre outras.

4ª razão

a legislação

Os judeus foi o único povo que como nação tinham recebido uma lei vinda do próprio Deus para observar.

5ª Razão

o culto

De todos os povos da terra a nação judaica como um todo adorava ao único Deus. Enquanto o mundo era politeísta os judeus mantinham a sua crença monoteísta em Jeová.

Para isso eles tinham leis específicas que normatizavam a forma de cultuar.

6ª razão

as promessas

Promessas de redenção, de paz, de prosperidade. Que seriam trazidas por um governante a quem chamavam de Messias.

7ª Razão

os patriarcas

Deus havia feito alianças com esses homens e promessas a eles que precisavam se cumprir. Deus valorizou esses patriarcas enviando o Cristo para a nação que começou a partir deles.

8ª razão

o cristo

Jesus veio dos judeus, nada mais justo que priorizar o povo do qual o próprio Cristo fazia parte.

Paulo com estas oito razões apresentadas deixou claro que os judeus deveriam ser os primeiros a experimentar o cumprimento das profecias.

Qual o significado da frase?

"Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros."

"Mateus 19:30

Quem são os primeiros e quem são os últimos?

Os primeiros são os judeus, eles tinham prioridade na época de Jesus.

Os últimos eram o gentios, Como vimos a pouco. Os gentios que eram os últimos por causa da rejeição dos judeus ao governo do messias passaram a ser os primeiros.

Até hoje o mundo como um todo experimenta a salvação por meio do evangelho. Enquanto que os judeus que eram os primeiros estão de fora até hoje, ou seja, os judeus se tornaram os últimos.

Acontece que eles precisam experimentar a salvação, e isso irá acontecer no final da tribulação. A nação como um todo irá reconhecer que mataram o Messias e vão se converter.

Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

Zacarias 12:10 

Como você pode constatar no texto acima existem profecias que mostram a conversão nacional da nação.

A chave da prioridade profética será muito útil para interpretar o livro do Apocalipse porque ela mostra que os judeus voltam a ter prioridade profética novamente com a saída da Igreja. Nós vemos Israel voltando a ter prioridade na tribulação.

Logo no inicio da tribulação, no capítulo 7, Deus sela 144 mil judeus. Doze mil de cada tribo. Esse é o primeiro indício que Deus voltou a tratar com os judeus.

Depois ele envia duas testemunhas para profetizarem em Jerusalém. Isso está registrado no capítulo 11 de Apocalipse.

Logo no capitulo 12 Israel passa  a ser perseguido, pois a mulher de apocalipse 12 representa a nação de Israel.

Se você quiser saber mais detalhes do porquê a mulher de Apocalipse 12 é Israel assista ao vídeo abaixo:

https://youtu.be/gHPZxaytCTw

Nos capítulos 13, 14, 16, 17 e 18, Israel passa a ser o centro  do que é dito no livro.

Deus com a tribulação está provocando a conversão nacional da nação que volta a ter prioridade profética.

Essa chave é fundamental para passar para o 

estudante a visão judaica interpretativa das profecias, e localizar Israel no livro do Apocalipse.

 

 

 

Assista a aula de aplicação da chave da prioridade profética no livro do Apocalipse!

No próximo módulo você irá conhecer a última barreira que impede as pessoas de entenderem o livro do apocalipse