MÓDULO 2

aS 3 BARREIRAS QUE IMPEDEM AS PESSOAS DE ENTENDEREM O LIVRO DO APOCALIPSE

Deste módulo em diante estaremos abordando as causas principais que impedem as pessoas de entenderem o livro do Apocalipse.

DEPOIMENTO DOS ALUNOS

Primeira barreira

Os parênteses do livro do Apocalipse

Apesar do livro do Apocalipse seguir uma sequência cronológica ele possui muitos parênteses. Os parênteses do livro constitui uma barreira muito grande que impedem as pessoas de entenderem o livro.

Estes parênteses contém explicações do que foi dito ou do que será ainda dito, e também contém saltos e antecipações de eventos que ainda não aconteceram dentro da sequência cronológica do livro.

 

os 144 mil

exemplo

A antecipação no livro do apocalipse provocada por um parêntese no capítulo 14

 

Por exemplo os 144 mil que aparecem no capítulo 14 eles estão  no monte sião ( Jerusalém) em pé com o cordeiro em uma posição de vitória.

Aquilo ainda não aconteceu dentro da sequência cronológica do livro, é simplesmente uma antecipação da vitória que eles terão após a segunda vinda de Cristo que só ocorrerá no capítulo 19.

Porém o parêntese do capítulo 14 antecipa o evento com a intenção de comemorar a vitória certa que ocorrerá no capítulo 19.

Não saber que isso é um parêntese provavelmente irá bagunçar a sequência cronológica na cabeça do intérprete.

Quantos parênteses existem no livro do Apocalipse?

Existem ao todo 9 parênteses no livro do Apocalipse

 

os capítulos 7, e 10

 

o capítulo 11 até o versículo 14

 

os capítulos 12 e 13

 

os capítulos 14 e 15

 

os capítulos 17 e 18.

 

Quais são os problemas com os parênteses

Como o livro pretende mostrar principalmente o cumprimento das profecias ditas pelos profetas anteriormente. 

 Cerca de 70% do conteúdo que está compreendido entre o capítulo 6 e o capítulo 20 tem esse viés. E quem não está familiarizado com as profecias fica perdido. Pois João através dos parênteses, explica e antecipa fatos e acontecimentos que para ele, já devem ser do conhecimento do leitor.

Ele supõe que o leitor não terá dificuldades por que está a par do assunto. Então ele vai citando os fatos, dando saltos, explicando normalmente pois para ele todos conhecem as profecias.

Porém hoje em dia cerca de 99% dos leitores não conhecem as profecias, quando  chega nos parênteses eles se perdem.

Além da falta de conhecimento do conteúdo profético o leitor também se perde por que na sua leitura ele não sabe o que é parêntese e o que são ainda as series de juízo, selos, trombetas e taças e também não sabe onde termina uma e começa outra.

Os intérpretes enfrentam um outro problema que são o tamanho dos parênteses.

Até mesmo em uma leitura casual se um parêntese é muito longo com duas ou 3 linhas facilmente nos perdemos na leitura, e quando voltamos para a ideia pretendida pelo autor temos que fazer um esforço para voltar aquele pensamento anterior ao parêntese. Veja esse exemplo abaixo:

Para onde vão as pessoas ímpias quando morrem? Para alguns o destino da alma e do espírito é o hades ( lugar de destino do espírito de todos os homens  de acordo com a cultura grega, e de acordo com a cultura hebraica também é o lugar de destino de todos os homens, neste lugar de acordo com a cultura hebraica existem duas divisões: o lugar de consolo e o lugar de tormento e ambos os lugares são separados por um abismo e antes de Jesus vir tanto justos quanto injustos iam para este lugar, porém os justos ficavam no lugar de consolo e os ímpios ficavam no lugar de tormento)

Outros acreditam que quando o homem morre acaba tudo, ou seja o homem não tem esperança de vida eterna. Outros ainda acreditam em reencarnação.

Observe que quando o parêntese é aberto para explicar o que é Hades, existe uma certa dificuldade em se retomar a ideia central do texto que é para onde vão as pessoas quando morrem.

Se você teve dificuldade neste exemplo simples com um parêntese de 5 linhas que está apenas explicando uma ideia, imagina o livro do Apocalipse que dá saltos e antecipa fatos e acontecimentos de um conteúdo que é estranho para a maioria dos leitores e com o agravante de ter muitos símbolos e figuras?

Muitas vezes o parêntese no livro do Apocalipse é longo demais. Existem parênteses no livro do apocalipse que seu conteúdo se estende por até  4 capítulos.

Essa é uma das principais razões do porquê as pessoas se perde e não conseguem entender o livro.

 

 

 

 

técnica de separação dos parênteses

Como solucionar o problema com os parênteses?

Para solucionar esse problema dos parênteses do livro eu desenvolvi a técnica de separação dos parênteses. Essa técnica consiste em separar  o que é parêntese da série de juízo selos, trombetas e taças. Para ajudar quem não está familiarizado com as profecias.

Com essa técnica de separação dos parênteses você verá que a compreensão do livro se tornará muito mais fácil

Apenas na leitura você já sente a diferença, tente ler o Apocalipse com essa separação e você verá a gritante diferença.

No próximo Módulo você irá conhecer a segunda barreira que impede as pessoas de entenderem o livro do apocalipse